segunda-feira, 13 de abril de 2015

20 anos de SPFW: eu estava lá!

Olá,

Nesta segunda-feira, 13, começa mais uma edição do São Paulo Fashion Week, a edição que comemora os 20 anos da primeira semana de moda que o Brasil teve. A primeira vez em que a moda brasileira foi configurada como acontece no mundo. Eu comecei minha carreira nesta semana e conto aqui um pouco de como passei por essas duas décadas primordiais para o negócio MODA por aqui:


Lembro bem da primeira semana de moda que foi realizada na marquise do Ibirapuera. Foram montadas duas ou três tendas para os desfiles, e quando não tínhamos o anterior, assistíamos ao desfile com o make e bobes na cabeça, sentadas no chão, na frente da primeira fila e, assim que entrava a fila do final, corríamos para backstage. Era um clima de "reunião de escola" e, por mais que estivéssemos cansadas, era muito gostoso estar ali. 

Os ensaios aconteciam depois dos desfiles, muitas vezes ficávamos até por volta de 3h, ensaiando. Chegávamos ao menos 5 horas antes nos desfiles para fazer a beleza, sempre com uma toca, escova e touca para segurar o liso no cabelo (não existia chapinha!), alguém lembra?. 

É muito interessante fazer parte do evento ainda hoje e ver o quanto se profissionalizou, o quanto cresceu em termos físicos e "midiáticos". Antes era como se estivéssemos em um mundo à parte. Não consigo esquecer de uma coleção da Forum com Vera Ficher e Shirley Mallmann, que à época parecia intocável. Aliás, acho que foi a primeira TOP que tive contato e fiquei extasiada por ter chegado perto (rsrsr). 

Fiz muitas amizades: Ana Claudia Michels, Mariana Weickert, Mariana e Carolina Bittencourt, Daniela Raizel, Tatiana Abraços, Cassia Ávila, Duda Molinos, Daniel Hernandez, Shirley Mallmann, Talytha Pugliesi, Marcelle Bittar, Paulo Martinez, o próprio Paulo Borges... Difícil falar, pois tenho muitas boas lembranças dessa turma toda e um orgulho gigante de ter participado dessa história. 

Espero que o governo enxergue a moda de uma maneira mais séria, diminuindo impostos e facilitando o business em si. Tudo é muito caro aqui. Serviços e matérias-primas ficam inviáveis e as marcas não tem como vender, escoar as peças pós-desfile. Vejo que a batalha por esses 20 anos foi grande, mas ainda temos inúmeras lutas pela frente. 

Que venha mais um São Paulo Fashion Week...

Bjbj.


Ellus - 2001

Marcelo Sommer - Do Estilista - 2011

Alexandre Herchcovitch - 2013

Animale - 2014

Alexandre Herchcovitch - 2014

Walter Rodrigues - 2001

Fotos: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário